quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tamanho da antena


Pessoal, primeiramente gostaria de falar o quanto é difícil manter um blog atualizado, eu simplesmente não tenho tempo de jeito nenhum. Mas vou tentando ....

Eu tive um problema muito interessante para resolver nesta semana, um cliente passou um cabo de rede de 176 metros para atender apenas 1 PC. Logicamente não deu sinal de vida, o cabo ficou muito extenso.
Ofereci como solução um rádio/roteador Airlive AP 5460, instalei os 2 rádios, comprei 2 antenas de 9dbi, 112 metros livres em linha reta, sem nenhum obstáculo, imaginei que fosse ficar perfeito, mas para minha surpresa o sinal foi de apenas 6%, e não havia raios de alteração que fazia isso melhorar, alterei canal, potência, posicionamento da antena e nadaaa. 
Depois de quase meio período fazendo experimentos resolvi retirar os rádios e ligar um do lado do outro para fazer mais testes. Para minha surpresa, mesmo um ao lado do outro, o sinal foi de 6% para 11%. Nessas horas já pensei: o rádio não deve estar funcionando direito, maledito.
Foi aí que, não me pergunte porque, eu tive a 'brilhante' ideia de conectar a antena original(que veio com o aparelho) de volta no ap, aquela pequenininha de apenas 2dbi. No PRIMEIRO teste deu 100% de sinal, ali uma do lado da outra, voltei os rádios para os pontos e procurei o sinal, deu 52% de sinal, ping média 2ms.

Maravilha, mas ... por que ????
A noite, perguntei a meu ilustre professor de ondas eletromagnéticas, e ele estava me explicando que o tamanho da antena é um fator calculado, mais ou menos assim:
Cálculo de lambda:
λ = C / f

C = 300.000.000 m/s velocidade da luz no vácuo
f = freqüência

No meu caso ficou assim:

λ = 300.000.000 / 2.400.000.000 = 0,125 m 

Agora divide o resultado por 2 que é uma antena dipolo de meia onda:

λ = 0,125 / 2 = 0,0625 m

Ou seja, o tamanho da antena calculado é de 6 cm.
Exatamente o tamanho da antena original.

Abraço a todos.