domingo, 3 de fevereiro de 2013

Aconteceu comigo ...

Gostaria de iniciar uma série que conta alguns acontecidos na área ... se alguém quiser mandar alguma história para o Aconteceu comigo, pode enviar no meu email com o assunto: Aconteceu comigo.


Certa vez um cliente me reclamou que não funcionava a internet corretamente, parava a todo momento, ficava processando e nada ... Fui investigar e liguei meu note diretamente no Firewall, após vários testes tudo funcionava muito bem. Fiquei intrigado e religuei o Firewall na Switch e parou de novo, não funciona a internet ... Pensando que a Switch estava com algum problema substituí a mesma, liguei o Firewall e meu note nela e funcionou tudo normalmente, transferi os cabos da antiga Switch para a nova e parou de novo.
Nesse momento o cérebro já começa a sair fumaça !!!
Desliguei todos os cabos da switch nova e liguei apenas meu note e o Firewall na Switch antiga e funcionou normalmente, deve ter algum cabo dando problema aqui pensei ...

Como a rede tinha ‘apenas’ 40 pontos fui ligando um a um e testando a internet a cada ponto que ligava, testava o cabo com o testador de cabos, tudo perfeito até que, como a lei de Murphy manda, no último ponto que ligo tudo para de funcionar, fui até o ponto e era da sala de vendas, um computador básico e tímido ali no canto tinha alguma coisa errada, nas configurações do IP da máquina estava o mesmo IP do nosso ilustre Firewall. Como não temos Domínio nessa rede, cada um faz o que quer e alguém brilhante fez essa alteração colocando em xeque a internet. Alterei o micro para DHCP e num passe de mágica tudo voltou a funcionar, foi-se meio período procurando, mas a solução no fim era bem simples.
Alguém tem uma ideia melhor de que forma eu poderia ter agido? E se fosse uma rede com 500 pontos, iria demorar 1 semana procurando,  quando ia achar esse ponto?

Abraço, espero que me mandem histórias.