domingo, 10 de março de 2013

Ligação paralela em cabo de rede

Pessoal, fiz um teste maluco para analisar o funcionamento da rede quando o cabo de rede está ligado paralelo a outro.


Liguei apenas as cores que iria utilizar, soldei para dar contato legal e isolei as pontas, o resultado ficou assim:


Fiz o teste em todas as pontas para verificar se estavam conduzindo adequadamente e tudo ok:


Conectei o cabo no Router e as duas pontas nos notebooks para verificar o comportamento do DHCP, imediatamente foram atribuídos endereços de rede para ambos os notes, vejam:




Naveguei pela internet normalmente, baixei alguns arquivos:



O que não deu certo foi o Ping de um micro para o outro. Penso eu que o TX de um note está ligado diretamente ao TX do outro note fazendo com que um não transmita para o outro, porém, receba pacotes do Router normalmente e navegue pela internet.

Montei algumas derivações do cabo para tentar conseguir resposta do Ping e não consegui:




Em ambos os casos acima ele atribui o endereço de rede apenas para um notebook, só que, a rede cai toda hora, as vezes navega, as vezes não, começa a atribuir endereço de rede a todo momento, não ficou legal. E como ele atribui apenas para um note obviamente nunca vou conseguir retorno do ping do outro já que o outro não tem ip atribuído.

Resumindo, desses tipos de ligação acima nenhum é recomendado pelas normas de cabeamento estruturado tais como: NBR 14565, TIA/EIA-568-B, TIA/EIA-569-A, TIA/EIA-606-A, TIA/EIA-862, entre outras. Vasculhei na internet e não achei nada falando sobre ligação paralela em normas.

Esse teste foi apenas para verificar o comportamento dos pacotes numa ligação paralela, haja conflito. 

Abraço.